História
Contou com a colaboração da Srta. Linda Machina, uma jovem participante da Ação Católica, de quem era orientador espiritual. Era muito inteligente, enérgica e decidida, disponível aos planos de Deus, de uma intuição aguda, de muita compreensão e equilíbrio.
Depois de um caminho de preparação, nutrido por muita oração e discernimento, no dia 04 de outubro de 1923 chegam as duas primeiras discípulas em Tricárico: Linda Machina e Silvia di Somma. A casa indicada pela Providência era o antigo convento Franciscano de Santo Antônio. O ambiente simples e a situação
Assim que chegou na diocese, ele procurou o apoio de diversas Congregações, mas as respostas eram sempre negativas. A Basilicata, de fato, não despertava a simpatia e o interesse de ninguém, devido à sua precariedade em todos os sentidos. Explicitou a sua angústia, numa audiência que teve com o Papa Pio XI logo após o seu ingresso a Tricárico. Este, num tom inspirado disse: “ E por que o Bispo de Tricárico não pensa, ele mesmo, em fundar uma Congregação de Irmãs ”? Dom Raffaello acolheu o convite do Papa como sendo inspiração divina. Antes, porém, de aderir ao convite, procurou ainda por algum tempo outras alternativas.
A Congregação Religiosa das Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico brotou do coração de Deus na Igreja a partir da espiritualidade do Venerável Raffaello Delle Nocche. Nascido aos19 de abril de 1877 em Marano – Nápoles (Itália) no seio de uma família possuidora de sólidos princípios cristãos, cresceu envolvido em uma atmosfera rica que lhe proporcionou internalizar sólidos valores humanos e religiosos sob o acompanhamento e os cuidados do pai Vincenzo e da mãe Carmela. Tendo terminado com brilhante proveito o curso de teologia, foi ordenado sacerdote em 1 de junho de 1901, com grande alegria de todos os familiares, particularmente da mãe, que, lhe lembrava sempre que deveria servir aos seus fiéis com muita humildade. No dia 11 de fevereiro, foi nomeado bispo de Tricárico, uma pequena cidade do sul da Itália, situada na região da Basilicata. Desde aquele dia, Tricárico foi a sua segunda pátria. Em poucos dia, Dom Raffaello se deu conta da situação da diocese e dos desafios da sua missão. Um ano depois de sua posse na diocese, Dom Raffaello deu vida à Congregação das Discípulas de Jesus Eucarístico.
A vida desta pequena comunidade formada pelas duas jovens, às quais logo se juntaram outras, começou a funcionar num ritmo intenso e numa admirável atmosfera de felicidade. O Fundador estava sempre presente para guiar e animar. No mês de maio do ano seguinte foi recebido mais uma vez em audiência pelo Papa Pio XI e foi durante a mesma que o Papa escolheu o nome para a Congregação: Discípulas de Jesus Eucarístico.
geral de abandono e atraso não causaram qualquer perturbação. A construção principal estava quase reduzida a ruínas e o amplo claustro com seus afrescos sobre a vida de São Francisco dava sinais de completo abandono. Os rebanhos de ovelhas e de cabras buscavam abrigo naquela grande construção abandonada. Mas, o olhar daquelas mulheres irradiava um brilho de contentamento e de esperança indescritíveis.
Presença no Mundo Fale Conosco Identidade Pastoral Vocacional Poesias Missão FotosIrmãs Discípulas de Jesus Eucarístico
Espiritualidade Reflexão História Fundador História Novena Pensamentos Galeria de Fotos Oração para Beatificação Depoimentos Palavra da Superiora Geral Madre Maria Giuseppina L Palavra de Ir. Maria Clara Sacquegno HomeCopyright © 2009 IDJE. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Leandro.